quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Esperar sem se desesperar

Esse texto é para você que é solteiro e está esperando o príncipe ou a princesa que Deus tem para ti. O momento da espera realmente não é fácil, mas é algo necessário. Deve-se aproveitar bem esse tempo para preparar o coração.

Nos contos de fadas, estamos acostumados a ver uma espera passiva. No caso da Rapunzel, por exemplo, ela espera o príncipe encantado sentada, penteando os cabelos e vendo o tempo passar. Pior ainda é a Bela Adormecida, que passava o dia inteiro tirando um cochilo (rs).

Para nós, cristãos que não vivemos em contos de fadas e, sim, na realidade, a nossa espera deve ser ativa. Antes de encontrar alguém para amar, devemos praticar o amor desde já, como solteiros.

Homem olhando para o relógio de pulso.
“De baixo do céu, há momento para tudo e tempo
 certo para cada coisa” (Eclesiastes 3,1).
Desta forma, temos que buscar a fonte do amor, que é Deus. “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus. E todo aquele que ama, nasceu de Deus e conhece a Deus” (1 João 4,7).

Assim, devemos buscar a Deus e estreitar o nosso relacionamento com Ele, para beber da fonte do amor, seja na Eucaristia, na leitura da Bíblia, no Sacramento da Reconciliação e em nossas orações.

Com isso, podemos nos preencher ainda mais do amor de Deus e nos deixar ser amados por Ele. Desse modo, não sentiremos carências no tempo de espera, pois estamos bebendo da fonte de todo amor.

Porém, não basta apenas beber desse amor. É necessário transbordá-lo nos outros ao nosso redor. Não podemos guardá-lo para nós mesmos.

Então, precisamos transbordar esse amor nas pessoas que estão próximas da gente, em nosso dia a dia, por exemplo, nossa família, amigos, colegas de trabalho e escola, e outras pessoas que nos deparamos durante o dia, como o porteiro e o motorista do busão. Às vezes, um simples “bom dia” ou “obrigado” pode fazer o dia dessas pessoas ser melhor.

Outra coisa importante é não deixarmos que a nossa vida gire somente em torno da procura por um relacionamento. É comum nos dias dos namorados, e até em outras datas, por exemplo, vermos lamentos dos solteiros nas redes sociais. Não devemos ser assim. Temos que pensar em outras coisas também, como em nossos estudos, trabalho, família e ocupar o nosso tempo com algo que gostamos de fazer, por exemplo, em hobbies, como pintar, ler, praticar um esporte entre outras coisas.

Para esperar, é necessário ter a virtude da paciência. É preciso confiar em Deus e saber que tudo tem o seu tempo certo. “De baixo do céu, há momento para tudo e tempo certo para cada coisa” (Eclesiastes 3,1).

Por isso, não devemos nos desesperar e, sim, esperar. Mas essa espera deve ser ativa, buscando ter a cada dia mais intimidade com Deus, praticar o amor com as pessoas ao nosso redor e não deixar de fazer as coisas que gostamos e afazeres diários.

Assim, quando chegar aquele filho ou filha de Deus na sua vida, você estará com o coração mais bem preparado para amar essa pessoa. E, se ela já chegou, vá devagar, com calma, paciência e colocando esse início de relacionamento em oração, desde já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário