sábado, 10 de outubro de 2015

A batalha pela castidade

Quando um jovem, por amor, decide viver a castidade, seja como solteiro ou em seu namoro, ele está tomando uma decisão corajosa e sábia. É uma atitude que vai na contramão de tudo que é pregado pela sociedade atual – ou seja, uma vida de sexualidade desregrada.

Contudo, apesar de não sermos do “mundo”, porém vivendo nele, estamos expostos à muitas coisas que querem nos confundir a respeito do que é o amor verdadeiro e, assim, nos levar ao pecado. Essas coisas estão, muitas vezes, nos meios de comunicações, internet, redes sociais e até mesmo nas ruas. Devemos ter cuidados com essas coisas que podem nos levar a pecar. É necessário ficar atento, vigiar e orar.

Quando buscamos viver a virtude da castidade, passamos a enfrentar uma batalha contra todas essas coisas. Não é fácil. Pode acontecer nessa guerra alguns tropeços e quedas. Isso acaba desanimando alguns. Mas, digo para você, não desanime e nem desista, pois vale muito a pena viver a virtude da castidade.

Na batalha pela castidade é preciso ser perseverante, pois vale a pena!
Em um texto do professor Felipe Aquino, da Canção Nova, li a seguinte frase: “Não importa quantas vezes você cai; importa que se levante. Jesus sabe que você está numa guerra e que numa guerra às vezes o soldado pode cair e ser até baleado, mas nem por isso deve desistir de lutar.”

Então, não desanime se você cair, tropeçar ou se machucar nessa batalha. Levante-se e siga em frente.

Você já assistiu aqueles filmes americanos de guerra? Note que sempre quando um soldado é ferido um companheiro vem para ajudá-lo. Nenhum soldado fica pra trás. Sendo assim, se você está com dificuldades para viver a castidade, conte também com o auxílio de pessoas experientes e da sua confiança, para ajudá-lo nessa batalha. E, principalmente, conte com a ajuda de Jesus e com a intercessão da Virgem Maria. Você não está sozinho!

Numa batalha, também é preciso curar as feridas, arranhões e machucados. Sendo assim, busque o sacramento da Confissão, que pode te ajudar muito. Digo por experiência própria, confessar-me tem me ajudado bastante a viver a virtude da castidade. Nas vezes em que me confessei, me senti mais leve e ainda mais determinado a viver um amor casto.

Portanto, jovem, seja corajoso e perseverante. Não desanime, lute! Essa batalha vale muito a pena. Os frutos virão com o tempo, e sim, creio que você não irá se arrepender.

Fonte:
Portal Canção Nova, Uma palavra aos jovens sobre sexo. Disponível em: <http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2013/09/06/uma-palavra-aos-jovens-sobre-sexo/> Acesso em 10 de outubro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário